25/06/2020 às 13h39min - Atualizada em 25/06/2020 às 13h39min

Com 700 mil processos parados, Detran retoma provas no interior do estado

Enquanto pandemia se interioriza por Goiás, novos processos e provas são abertos

Mais Goiás

Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade e outros 10 municípios goianos voltam a ter provas teóricas e práticas para formação de novos motoristas nesta quinta-feira (25). A medida é tomada para dar andamento a 700 mil processos parados, mas acontece no momento em que a pandemia de covid-19 se interioriza pelo estado.

A projeção do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran) é de que até agosto os processos acumulados devido às medidas de distanciamento social para combate ao coronavírus sejam zerados. Para isso, outros 100 municípios podem ser liberados até a segunda semana de julho para a retomada das provas.

A retomada começou com Goiânia, no dia 4 de junho, e avança, a partir desta quinta, para Campos Belos, Anápolis, São Simão, Barro Alto, Aparecida de Goiânia, Alto Paraíso, Caçu, Jaraguá, Caiapônia, Trindade, Pirenópolis, Quirinópolis e Sanclerlândia.

 

Casos

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, apenas seis municípios goianos não possuem casos suspeitos de covid-19. Outros 38 tem casos em investigação, enquanto 202 com confirmações da presença do coronavírus entre os moradores. O que demonstra que há interiorização da doença em Goiás.

Em Anápolis, por exemplo, município que terá as provas a partir desta quinta, tem 662 casos confirmados, dos quais 18 em internação e 142 em isolamento domiciliar. São 11 mortes no município. Em Aparecida, são 2020 confirmações, com 33 óbitos e 39 em internação. 

Procura

Segundo o presidente do Detran, Marcos Roberto da Silva, para que os processos andem serão adotadas medidas rígidas de controle da pandemia. Ele afirma que, embora, a retoma se dê em momento crítico da pandemia, a adoção dos protocolos de contenção podem evitar contaminações com o coronavírus.
 

O presidente do Detran salienta que, por exemplo, a procura por mudança de categoria aumentou, assim como a inserção para motoristas profissionais, sobretudo para inserção de motoristas em aplicativos de carona.

“No início [da retomada] notamos uma certa resistência. No entanto, vendo a gravidade da situação e que o distanciamento é correto, os candidatos vieram com mais cuidado. Voltaram a buscar as autoescolas e dar entrada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com mais cuidados. No entanto, caso os protocolos não sejam seguidos de forma rígida o projeto está fadado ao fracasso e podemos ter que fechar novamente”, alerta Marcos Roberto. 

Medidas

Na tentativa de evitar contaminações, o Detran passou a seguir alguns protocolos, como uso de equipamentos individuais de proteção, aferição de temperatura, além de limitação do número de candidatos por dia. Antes da pandemia, eram agendados até 300 candidatos por banca no interior. Atualmente, o número está limitado a 98 candidatos nas categorias de veículos com quatro rodas e 70 candidatos para motocicletas. 

 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fossem hoje em qual Candidato você votaria para prefeito de Itapaci ???

22.1%
3.5%
4.8%
0.7%
52.6%
2.1%
5.5%
0.7%
1.0%
0.7%
2.4%
3.8%