20/09/2019 às 10h35min - Atualizada em 20/09/2019 às 10h35min

Quarto caso de sarampo é confirmado em Goiás

(Dia Online)

O quarto caso de sarampo foi confirmado em Goiás nesta quinta-feira (19/9), entre os outros casos confirmados, dois foram em Goiânia.

A doença foi contraída por uma mulher que mora em Posse, situado no nordeste goiano, a cerca de 424 quilômetros de Goiânia. Conforme informações, ela teria contraído a doença fora do estado e já está curada.

Outros três casos já haviam sido confirmados no estado, sendo dois em Goiânia e um em Alto Paraíso. Nenhuma morte foi registrada.

Por meio de nota a Secretaria Municipal de Saúde se manifestou e afirmou que está executando um Plano de Contingência da doença em Goiás. Confira:

“Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) executa um Plano de Contingência da doença no território goiano. Em 2019 as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas, conforme recomendações do Ministério da Saúde – inclusive com atualização do cartão de vacinas de profissionais de saúde -, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas, qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença, empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível, entre outras.”

Vacinas contra sarampo

O estoque de vacinas contra sarampo acabou e a previsão de chegada novas doses é somente para outubro. Apenas dois postos de saúde, Centro de Saúde da Família (CSF) Parque Eldorado Oeste e CFS Jardim Cerrado VI, possuíam as vacinas, mas as doses acabaram nesta quinta-feira (19/9). O terceiro caso foi confirmado em Alto Paraíso, no nordeste do Estado de Goiás.

A falta de vacina foi confirmada e já estava prevista pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As novas doses devem chegar em Goiânia na primeira quinzena de outubro.

Casos de sarampo em Goiás

O primeiro diagnóstico de sarampo aconteceu em Goiânia, é de um homem, de 45 anos, não vacinado, com história de viagem à São Paulo, onde há mais casos da doença. O segundo caso é na mesma família, e se trata de um bebê de 1 mês de vida, que teve contato com o adulto. Os dois pacientes estão bem.

Até o último dia 28 de agosto, de acordo com boletim da SMS, foram registrados 29 casos suspeitos de sarampo, sendo 20 de moradores de Goiânia. Do total, dois casos foram confirmados, oito foram descartados e dez ainda estão em investigação.

Dentre os casos em investigação há três casos em crianças menores de 1 ano e duas crianças de 1 à 9 anos. Já na faixa etária de 10 a 59 anos existem cinco casos. As suspeitas predominam em mulheres, sendo 72,7%.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fossem hoje em qual Candidato você votaria para prefeito de Itapaci ???

22.0%
4.8%
6.0%
0.6%
44.6%
2.4%
9.5%
1.2%
1.8%
0.6%
3.0%
3.6%