19/12/2018 às 11h47min - Atualizada em 19/12/2018 às 11h47min

Pantene incentiva mulheres a “se soltarem” na busca por emprego no Japão

Nova campanha da marca questiona normas de apresentação do mercado de trabalho japonês, que padroniza visual das candidatas e ofusca suas identidades

exame.abril.com.br
São Paulo – A Pantene está encorajando as mulheres japonesas a valorizarem sua própria identidade na hora de procurar emprego como parte de uma nova campanha que questiona normas de apresentação do mercado de trabalho do Japão.

Na ação, a marca de cuidados com cabelos da Procter & Gamble mostra como a sociedade japonesa ainda está sujeita a rigorosas regras e códigos de vestimenta e penteado, o que acaba padronizando o visual das candidatas mulheres, temerosas de divergir desses padrões, a fim de evitar serem julgadas por seus pares e pelo público em geral.

Durante as entrevistas de emprego, elas normalmente ajustam suas saias para ter o mesmo comprimento que as das outras candidatas e prendem o cabelo em um rabo de cavalo para trás para ficarem parecidas. Segundo a marca, a busca pela pela uniformidade está tão enraizada na cultura japonesa que acaba suprimindo a individualidade de cada mulher.

A campanha “#Liberdade na caça ao emprego” busca quebrar esses padrões, estimulando as mulheres a soltarem o cabelo para as entrevistas. Ela foi desencadeada pelo resultado de uma pesquisa da marca junto a 1.000 estudantes universitárias sobre o processo seletivo.


De acordo com a pesquisa, 70% das entrevistadas estavam insatisfeitas com as roupas e penteados que usavam para as entrevistas de emprego. Ao mesmo tempo, 71% das empresas que também foram abrangidas pela pesquisa concordam com a ideia de que os candidatos devem mostrar sua individualidade durante as entrevistas de emprego, pela maneira como estão vestidos e pelos penteados, evidenciando uma lacuna de percepção entre empresas e estudantes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fossem hoje em qual Candidato você votaria para prefeito de Itapaci ???

22.2%
3.2%
4.8%
0.8%
51.6%
2.0%
6.3%
0.8%
1.2%
0.4%
2.4%
4.4%