ITAPACI - Possível surto de catapora faz escola cancelar aulas de uma sala por pelo menos uma semana - Jornal Enquanto isso em Itapaci
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
  • O JORNAL
  • NOTÍCIAS
  • HUMOR
  • COLUNA SOCIAL
  • CLASSIFICADOS
  • ANUNCIE AQUI
  • CONTATO
  • ITAPACI - Possível surto de catapora faz escola cancelar aulas de uma sala por pelo menos uma semana

    Publicado em 27/09/2017 às 07:55

    CLIQUE PARA AMPLIAR
    PUBLICIDADE

    Doença é altamente contagiosa e mais comum em crianças

     

    Suposto surto de catapora, ou varicela, em Itapaci fez escola pedir atenção redobrada para pais e professores para que nos primeiros sintomas crianças sejam encaminhadas para médicos e deixem de frequentar a aulas para cortar o ciclo de transmissão. A doença não é considerada grave, mas é altamente contagiosa, principalmente entre crianças.

     

    Nesta terça-feira (26/9), um possível surto de catapora levou o colégio assunçao de Itapaci suspender as aulas do 2º ano infantil por um período de 6 dias, retornando as aulas somente na próxima terça-feira (3/10).

     

    O colégio divulgou um aviso sobre a suspensão das aulas na agendas dos alunos. Uma reunião com os pais dos alunos foi marcada para hoje (27) ás 7hs30min no Colégio Assunção para tratar do assunto relacionado.

     

    De acordo com a direção da escola onde foram suspensas as aulas, as salas passarão por um processo de "limpeza geral e detetização", para assim eliminar qualquer forma de contágio existente no local.

     

     

     

    O que é Catapora?

     

    Sinônimos: varicela

     

    Catapora é uma das doenças mais comuns da infância. Causada por vírus, ela pode ser altamente contagiosa para aqueles que nunca foram acometidos por ela antes ou para aqueles que não receberam a vacina.

     

    Causas

     

    A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, um integrante da família do herpes-vírus, que também é responsável pela herpes zóster (doença conhecida como cobreiro) em adultos.

     

    A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou por meio de tosse ou espirro. Mesmo aqueles que estão infectados e não apresentam os sintomas da doença podem transmiti-la.

     

    Quando alguém é infectado, a catapora leva de 10 a 21 dias para se manifestar. As pessoas podem transmitir o vírus a partir de um ou dois dias antes de a doença irromper no corpo. Elas permanecem contagiosas enquanto as bolhas encrostadas estão presentes.

     

    Fatores de risco

     

    Crianças são mais propensas a apresentar catapora, especialmente antes dos 10 anos. A doença costuma ser moderada, embora possam ocorrer sérias complicações em alguns casos. Normalmente, os adultos e as crianças mais velhas ficam mais gravemente doentes do que crianças menores.

     

    Os filhos de mães que tiveram catapora ou crianças que receberam a vacina estão menos predispostas a se contagiar com a doença antes do primeiro ano de vida. Caso a doença ocorra no primeiro ano de vida, ela costuma ser moderada. Isso se deve aos anticorpos presentes no sangue da mãe que protegem os bebês. As crianças menores de um ano cujas mães não tiveram catapora nem foram vacinadas podem ter uma versão mais grave da doença.

     

    Ficar exposto ao vírus por meio do contágio com pessoas infectadas é o principal fator de risco para a catapora, especialmente se a pessoa nunca tiver contraído a doença e nunca ter sido vacinada.

     

    Uma vez tendo apresentado catapora, a doença terá pequena chance de voltar a se manifestar em seu corpo. O mesmo acontece no caso da vacina: uma vez vacinado, muito pequena será a chance de contrair a doença.

     

    MAIS FOTOS

    COMPARTILHAR

    COMENTÁRIOS